Moinhos das Ribeiras
Projecto: Requalificação dos Moinhos das Ribeiras de Alferreira e Barrocas
Localização: Atalaia, Portugal
Ano: 2011
A reabilitação desteconjunto pretende recuperar o património edificado e natural, bem como promover a região pela divulgação das tradições culturais e industriais que lhes estão associadas, gerando simultaneamente mais valias económicas e sociais.
Desta forma, partindo da análise do percurso pedestre PR2, procura-se alargar o leque de possibilidades que este admite, criando motivos de atracção complementar e possibilitando a sua utilização pontual por públicos pouco aptos à realização da totalidade da caminhada, como crianças, séniores, ou mesmo famílias e turistas sem as aptidões necessárias, numa lógica de intervenção sustentável, mas com características capazes de gerar um carácter uniforme e singular.
Neste sentido, parece-nos fundamental que o conjunto património construído / património natural possa assumir uma identificação comum, facilmente assimilável pela população local assim como pelos meios de divulgação turística. Propomos desta forma a utilização da denominação moinhos das ribeiras, para todo a rede de actividades permitidas na área de intervenção, associando-lhe a descrição parque natural e molinológico das ribeiras das Barrocas e Alferreira como explicitação da oferta em causa. Tendo em conta as características do local, os dois núcleos molinológico de intervenção prioritária constituem-se como os elementos principais do parque temático, assumindo por sua vez as denominações núcleo molinológico da confluência das ribeiras e núcleo molinológico do Tejo.
Pretende-se então uma abordagem ao território existente promovendo o conhecimento dos moinhos e a fruição da natureza pela dinamização do percurso PR2, numa lógica de intervenção complementar a assegurar em duas fases autónomas:
A. Requalificação e Dinamização
B. Consolidação e Rentabilização