Farmácia 02
Projecto: Farmácia Rua da Prata
Localização: Rua da Prata, Lisboa, Portugal
Ano: 2010
O projecto elaborado torna evidente a necessidade de requalificação do pano de fachada de um determinado edifício, não como um elemento estanque, mas antes como um momento dinâmico, cuja plasticidade e materialidade possa despertar uma certa curiosidade, que colabore para a criação de uma vontade de descoberta do espaço interior que encerra.
A criação do espaço de farmácia, num lote com desenvolvimento longitudinal, permitiu a elaboração de um elemento realizado em chapa de aço cortén, micro-perfurada, interrompida por elementos abstractos, que actua como um fi ltro para a rua.
Este elemento apoiado sobre um pano de vidro permite pintar o espaço interior da farmácia com sombras de diferentes morfologias, interrompendo a modulação decorrente da compartimentação criada para a exposição de produtos farmacêuticos.
Em ambos os lados deste elemento, foram garantidos dois grandes envidraçados para permitir o acesso à farmácia e a circulação perimetral desta fachada, podendo a mesma ser encarada como algo efémero e destacável do restante projecto, que poderá com o tempo ser frequentemente alterada.
A organização do espaço interior da farmácia foi concebida por “Layers Funcionais”. Deste modo, num primeiro momento, paralelamente ao pano de fachada, foi colocada um grande balcão realizado em “córian” branco, rodeado por três paredes revestidas com prateleiras que poderão receber produtos.
Num segundo momento foi colocada um corredor de distribuição, com mesas de apoio ao serviço de atendimento, que permite a transição para o terceiro momento do projecto, onde se localização os serviços de gabinete de atendimento personalizado, laboratório, w.c. e arrecadação de produtos.
Esta interpretação do programa de farmácias permite potenciar a criação de circuitos independentes de funcionamento, reflectindo deste modo uma clara independência de cada um dos núcleos programáticos.