Farmácia 01
Projecto: Farmácia Rua dos Clérigos
Localização: Rua dos Clérigos, Porto, Portugal
Ano: 2010
O projecto desenvolvido pretende dar resposta a uma problemática de ocupação de um lote estreito e profundo, comum nos edifícios da baixa do Porto.
Por conseguinte, tornou-se lógica a necessidade de optimização de todo o plano de fachada, através da criação de um vasto pano de vidro, como forma de garantir uma elevada qualidade lumínica no interior do
espaço da Farmácia, identifi cando simultaneamente todo o espaço de loja, como uma grande montra para a rua.
A procura de uma grande transparência exterior – interior, tornou-se por isso o tema central deste projecto, criando matéria sobre a ideia de que o espaço de farmácia pode igualmente ser encarado numa perspectiva comunicante com o espaço de cidade.
A comunicação entre estes dois momentos é simplesmente interrompida por um elemento baixo, realizado num material branco vibrante, que percorre a montra, criando uma caixa de luz onde poderão ser colocados os produtos de venda directa ao público, e que durante a noite poderá funcionar como um grande foco publicitário. O tratamento do espaço interior adquire deste modo especial relevo, uma vez que se torna por si só, simultaneamente montra e zona de atendimento, concretizando-se pela justaposição de lâminas de diferentes dimensões que, por intermédio da permeabilidade da luz, adquirem um ritmo e plasticidade fl utuantes com o decurso do dia.
A criação destes elementos permite igualmente a colocação pontual de prateleiras para exposição de produtos.
Os restantes espaços da farmácia desenvolvem-se paralelamente a este percurso potenciando a utilização simultânea do espaço de laboratório e arrecadação, sem interferência no espaço de atendimento ao público.