Change the Face – Moscow

 


Projecto: Change the Face international competition

Localização: Praça Pushkin, Moscovo, Rússia

Ano: 2011

Ao desenhar uma nova fachada para o Cinema Pushkinsky pretende-se despertar a curiosidade de todos os habitantes da cidade, dos visitantes e dos utilizadores habituais do cinema revitalizando a sua memória e promovendo a sua importância como local central do Moscow International Film Festival.
A ideia foi manter a fachada principal de vidro de modo a iluminar o átrio existente mas revesti-lo por uma nova pele. Uma pele continua que envolvesse todo o edifício assumindo-se como um elemento único e coerente, uma imagem que entretanto se descobre na vegetação da praça Pushkin.
O conceito da pele remete para a figuração da mancha arbórea existente na praça Pushkin que antecede o edifício. Ao envolver o edifício numa espécie de emaranhado de ramos de árvore, privilegia-se a fusão entre o edifício e a praça adjacente.
A natureza envolvente surge deste modo como o lema do concurso – uma floresta branca que se vai densificando e envolvendo o volume existente, criando um sentido de unidade, de trajectória e ao mesmo tempo de remate para quem percorre e vive a praça Pushkin.
O interior vai sendo desvendado à medida que subimos a escadaria e nos aproximamos da entrada. Ao passar debaixo dos troncos, que definem uma espécie de pórtico de entrada, vamos penetrando no interior da Floresta Branca, e vivenciado os efeitos de sombra dos troncos que se vão desmaterializando em pequenos ramos. Os ramos entrelaçados procuram criar diferenças lumínicas, alterações de contrastes e consequentemente diferentes vivências do espaço interior do edifício reproduzindo o efeito de estar no interior de uma floresta.
A imagem do edifício é claramente marcada pelo uso de uma pedra artificial branca na fachada e pelo sistema de caixilharia num plano posterior. Procurou-se uma correcta articulação entre a estética do edifício, a sua qualidade espacial e construtiva, materializados por elementos arquitectónicos claros, que subsidiem a formação de uma peça final coesa.