Edifícios e Parque Central do Parque Tecnológico de Óbidos
Projecto: Concurso de Concepção para os Edifícios e Praça Central do Parque Tecnológico de Óbidos
Localização: Gaeiras, Óbidos, Portugal
Ano: 2011
5.º lugar
O projecto para o Parque Tecnológico de Óbidos prevê a implantação de dois edifícios no loteamento existente localizado a nordeste da vila de Óbidos.
As referências conceptuais escolhidas apontam para a proximidade visual da Vila de Óbidos (do terreno é possível visualizar as muralhas da vila) e, por conseguinte, pela procura de um elemento identificativo e identitário da mesma localidade.
O projecto procura construir-se assim, em torno de um elemento central, uma imagem que entretanto se descobre encontrada pintada nos azulejos da pia baptismal da Igreja Matriz Santa Maria.
A utilização de um motivo de azulejo, surge logo como pista, à entrada da vila de Óbidos, onde o pórtico nos remete para criação de um momento de elevada qualidade arquitectónica, e onde a consolidação da imagem espacial se executa, por meio de um elemento decorativo introduzido e repetido na peça da varanda.
Esta interferência na leitura e na presença do lugar estabelecem-se, deste modo, como ponto de partida para a criação conceptual da imagem dos edifícios pedidos.
Com efeito, mimetizando a replicação do elemento de azulejo, através de um subsquente processo de condensação da informação mais relevante, cria-se uma pele que se projecta em torno dos dois edifícios, num progressivo processo de sintetização de um método artesanal de construção, onde se procura afirmar uma inequívoca linguagem contemporânea.
Dentro deste novo mapa conjectural os novos edifícios surgem assim para além do simples objecto | matéria, dentro do qual se desenvolvem funções, mas sim como dois objectos que, através de uma optimização espacial, são capazes de fornecer conforto ambiental permitindo as melhores relações entre pessoas.
A diferença do tratamento de alçados procura criar diferenças lumínicas, alterações de contrastes e consequentemente diferentes vivências do espaço interior de ambos os edifícios.
Deste modo, o conjunto edificado foi pensado como um todo homogéneo e harmonioso, sendo a qualidade da sua concepção e integração paisagística, factores importantes para o desenvolvimento da sensibilidade dos utentes e dos restantes indivíduos envolvidos pelo projecto.